Federação das Associações Comerciais de MT comemora mudanças na lei do Cadastro Positivo

A Lei do novo Cadastro Positivo foi sancionada nesta segunda-feira (8) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro e tem por objetivo valorizar o bom pagador e com isso proporcionar a concessão de crédito.

A lei demonstra a valorização de aspectos positivos, como o hábito de pagar as contas em dia, e a inclusão de CPF e CNPJ no sistema financeiro que proporciona a prevenção ao superendividamento, ao mostrar se há espaço no orçamento para contrair mais dívidas.

Em Mato Grosso a lei é comemorada pelo setor comercial e empresarial, que vê a oportunidade de analisar todo o histórico de endividamento e de que modo empresas e consumidores efetuam o pagamento de dívidas contratadas com bancos e estabelecimentos de comércio e de serviços, a exemplo de luz, água, telefone etc.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, acredita que a lei beneficiará tanto o consumidor quanto o empresariado, pois o intuito é de inclusão financeira, além de ser referência no comportamento financeiro das pessoas e empresas.

“É uma oportunidade para concessão de crédito e mais confiança entre o consumidor e empresas, além disso, a lei proporciona a inclusão de micros, pequenas e médias empresas de ter acesso ao crédito, movimentando a economia”, comemorou Alves.

Segundo a Boa Vista SCPC, a lei beneficiará cerca de 120 milhões de consumidores, dos quais cerca de 22 milhões não têm acesso ao crédito.

Redação: Assessoria de Imprensa Facmat e ACC