Executivo da CACB fala sobre Certificado de Origem no encontro da região norte

Executivo da CACB fala sobre Certificado de Origem no encontro da região norte

Um dos assuntos destacados durante o Encontro das Associações Comerciais da Região Norte de Mato Grosso, em Sinop, nesta quinta-feira (17.05), foi o Certificado de Origem. O executivo de Comércio Exterior e Certificação de Origem da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Francisco Gimenez Soler, falou sobre a importância do documento. 

"O principal na emissão do Certificado de Origem é possibilitar a redução ou isenção dos produtos comercializados entre o Brasil e países parceiros", explicou Soler. Além disso, completou o executivo, é importante que o documento, ao chegar em outro país, deixe evidente às entidades e ao exportador que foi emitido na origem da produção e não simplesmente na origem do produto. "Hoje, o grande volume de commodities do Brasil está em Mato Grosso, e se o documento não for emitido aqui, vai sair por outro estado", esclareceu.

A necessidade da emissão do Certificado de Origem passou a crescer a partir do estreitamento das relações internacionais entre empresas brasileiras e companhias estrangeiras. "Muito além de uma ferramenta de organização, é um diferencial que facilita o dia a dia das empresas exportadoras brasileiras, oferecendo uma plataforma ágil, segura e com redução dos custos operacionais. A nossa estrutura como CACB, Federações e Associações Comerciais é uma das redes com maior capilaridade no processo de Certificação de Origem do país", concluiu o palestrante. 

A homologação da certificação às empresas associadas às Federações Estaduais ou à CACB ocorre por meio do Sistema ECO, plataforma online de emissão de Certificados de Origem Digitais que proporciona aos usuários a obtenção destes documentos. 

O Encontro das Associações Comerciais da Região Norte de Mato Grosso é uma realização da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES). Acontece nesta quinta e sexta-feira (17 e 18.05) e conta com a participação de representantes de 18 associações comerciais. 

Redação: Luciane Mildenberger - Assessora de Imprensa da Facmat
Foto: Marcondes Araújo